10 Dicas Valiosas para ser um Centro de Pesquisas de SUCESSO!!!
1) Tenha um(a) bom(boa) coordenador(a). Que fale, escreva e entenda inglês, pró-ativo, inteligente, que responda e-mails com rapidez e que seja amável com as pessoas. Preferencialmente 100% dedicado à Pesquisa Clínica.
2) Seja um PI que gosta de Pesquisa Clínica.
3) Tenha Sub-Investigadores bons não só na parte clínica, mas também preparados e treinados em Pesquisa Clínica (não vale experiência em Pesquisa Básica ou Acadêmica, ok?). Descarte os residentes de sua equipe.
4) Mantenha sua equipe unida e sempre sob seu controle. Se perguntam algo para o PI e ele responde: "Ah veja isso com a coordenadora" - pode saber que se acendeu uma luz vermelha de alerta indicando falta de grenciamento adequado.
5) Tenha uma boa estrutura para atender aos pacientes e também a quem visita seu centro. Incluir aqui, contratos com hospitais de retaguarda, serviço de remoção em emergências e laboratórios locais, se aplicável.
6) Procure facilitar ao máximo a negociação de contratos. Como a análise do CEP não é um fator que depende do centro, a negociação de contratos é um passo que pode ser otimizado na fase regulatória.
7) Tenha um plano de recrutamento e retenção de pacientes para cada estudo apresentado.
8) Se possível, tenha uma pessoa qualificada dedicada às tarefas regulatórias.
9) Toda sua equipe deve ser atenta a detalhes.
10) A sala dos monitores deve ter uma garrafa de café.
Com estas dicas infalíveis, seu centro de pesquisas terá muito sucesso!
Dúvidas, estamos à disposição: vidademonitor@gmail.com
Este é um blog pra contar as aventuras e histórias engraçadas de uma Monitora de Pesquisa Clínica que vive por aí andando por todo canto desse país! Na maioria das vezes estou sozinha, nas situações mais engraçadas inclusive, por isso acho que um blog é uma boa forma de dividir pensamentos e comentários que não consegui fazer pra ninguém no momento. Se você é da área de Pesquisa Clínica vai entender plenamente tudo. Se não for, don´t worry baby, vai entender do mesmo jeito!
Um comentário:
Amém, monitora!
Postar um comentário