quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tipos de Visita do Monitor - Pré-Estudo


A visita de pré-estudo, seleção ou qualificação, é aquela visita na qual o monitor vai ao centro e verifica se o local possui condições estruturais e recursos para conduzir adequadamente o estudo. Então tá, vamos tentar desmascarar os centros nesta visita e realmente saber se eles são bons o suficiente para fazer parte de um determinado estudo. Seguindo os seguintes passos:

1. Agendar a visita = se o PI não tem agenda, não responde e-mails ou você não conseguiu que a secretária simplesmente transferisse a ligação pra ele: ESQUECE. Já dá um flavour de como será ao longo do estudo. Um PI inatingível e mais ausente do que o cometa Halley só traz problemas para você e para o estudo.
2. Durante a Visita = se ninguém separou nenhum dos documentos que você pediu: já sabe. Se antes do estudo começar já está assim, imagina depois. Nunca vão ler seus e-mails e não vão pegar nas Follow-up letters nem pra colocar na fogueirinha de São João!
3. Durante a apresentação do estudo = só ficou a coordenadora mesmo pra te receber e discutir o protocolo, o PI estava muito ocupado e não pode vir. Se puder fuja. Fale que esqueceu a chapinha ligada na tomada do quarto do Hotel. Se for homem, diga que você vai comprar cigarros e já volta.
4. Conhecendo as instalações do centro = se você não ver pacientes por todos os lados: questione. Se o banheiro não tem papel higiênico e o lugar reservado para o monitor é ruim: já sabe o quanto de consideração pelo seu trabalho este centro tem.

Na maioria das vezes, os centros são amáveis durante a visita de seleção, pois querem participar do estudo, mas existem vários sinais que podemos detectar se o centro é bom mesmo ou se é só fachada. Temos que desenvolver algumas técnicas...
E você, como consegue desmascarar o centro?

5 comentários:

Anônimo disse...

bem, eu confirmo todos estes flavors.
entendo que fazer estudo da dinheiro _ para o PI. e que a coordendora coitada nao ganha nada alem do salario e algum bonus e olhe la.
se vc conquistar a coordenadora e e se o PI tiver interesse em recrutar, geralmente sao os medicos que estao em seus primeiros estudos, vc deu sorte. pode ser que seu centro se atrapalhe com os criterios, nao entenda de GCP e faca mil rabiscos no prontuario, mas ainda vale a pena.

Anônimo disse...

Sem esquecer do principal departamento que indica esses super-centros: o MKT!
Aquele que faz questão absoluta de ter o centro no estudo, sem fazer a mínima idéia do que seja pesquisa clínica ou o papel do PI (que não é só aceitar um congresso internacional fora de Buenos aires que dê pra emendar férias com a patroa...)

Anônimo disse...

Eu gosto de trocar figurinhas com outros monitores que já trabalham ou trabalharam com o centro. Essa é a melhor fonte!

Anônimo disse...

Sem dúvida...trocar figurinhas é perfeito...a gente pega todos os buracos....

Anônimo disse...

Não sei aonde a coordenadora não ganha dinheiro...
Só se for em centrinho pequenininho, rsrsrsrsrs!
Se for coordenadora de Hospital Público, geralmente elas ganham o salário mais a porcentagem do estudo, que não é pouca coisa!!
Os estagiários que ganham uma merreca trabalham que nem loucos. Paciência, né?