quarta-feira, 6 de julho de 2011

Classificando Monitores

Queridos companheiros de jornada,
peço mil desculpas pela ausência! Não me esqueci de vocês não, mas este negócio de ser monitora blogeira é difícil, viu! Estive beeem ocupada ultimamente, mas estou aqui de novo! Here we go agaaaaaaain!
Ultimamente, andei por alguns centros que nunca estive antes. Na primeira visita em um centro, eu sinto isso: a primeira impressão da monitora é a que fica!
Sei que o centro fica me avaliando, aguardando um deslize, um momento de distração... Meio querendo saber se sou o tipo de monitora General, se sou Pitizenta, se sou a Vapt-Vupt ou se faço a linha O-Gato-Comeu-a-Língua (também conhecido como linha Oriental). Podemos inclusive descrever estes tipos de monitores:
- Monitor General: Este sabe tudo. Se não sabe inventa, literalmente! Manda daqui, manda de lá: todos devem trabalhar ao seu favor no momento que ele precisa. Surgiu uma dúvida na monitoria? Pra que deixar pra perguntar tudo depois? "Coordenadoraaaaaaaa... olha o que eu achei aquiiii..." Monitores deste tipo acabam, geralmente, tendo problemas com os PIs, estes que, como todo médico, ou acham que são Deus ou tem certeza de que são Deus. Lado bom: geralmente este monitor se dá bem na carreira e vira gerente, afinal é melhor ser temido do que amado, né?
- Monitora Pitizenta: Na boa, sou mulher, adoro ser mulher, mas esta categoria é somente para monitorAs, do sexo feminino. Esta monitora é aquela que chora, grita, esperneia quando a coisa aperta. Durante um estudo, são inúmeras as vezes que a coisa aperta, então, be prepared... serão séries de pitís dos mais variados: Ao telefone, pessoalmente e por e-mail. O lado bom é que às vezes o centro se sensibiliza e fica com dó da monitora desesperada chorando, fazendo assim alguma coisa (de vez em quando). Seres assim não aguentam a carreira por muitos anos, no máximo 4 ou 5 anos, depois vão fazer algo totalmente diferente e nunca mais querem nem ouvir falar em Pesquisa Clínica.
- Monitor Vapt-Vupt: Este, coitado, mal chegou já se foi. Geralmente trabalha em CRO. Nunca tem tempo pra nada... mas tem tempo de mandar e-mails gigantes pro centro cobrando as coisas, isso sim. Este monitor nem tem tempo de conversar, durante a visita: 20 minutos para revisar o Binder, 30 minutos pra monitorar mil pacientes e mais 15 minutos pra revisar medicação. Fui, o táxi tá lá embaixo esperando... Lado bom: ??? Lado ruim: má qualidade do trabalho e falta de relacionamento com o centro.
- Monitor O-Gato-Comeu-a-Língua: Nem precisa falar, né? Aliás, é isso... Este monitor estar ou não no centro não faz diferença, o bonito chega, trabalha e vai embora sem ninguém perceber, a não ser pela grande quantidade de post-its, editing/monitoring notes e queries abertas no eCRF. O lado bom deste, é que tem uma convivência boa com os centros, uma vez que ficam na sua e não incomodam ninguém.

É claro que existem mais inúmeros outros tipos de monitores, cabe ao centro classificar o seu. Mas você, monitor, não se preocupe! O centro mal tem tempo de responder aos seus e-mails, eles não vão perder tempo classificando monitores, ok? Acho que isso podemos fazer nós, o que acham? Que tipo de monitor você é?